Análise de impacto orçamentário: uma revisão prática de conceitos e aplicações para o gestor

Autores

  • Miguel Francisco Medeiros MAPESolutions, São Paulo, SP, Brasil.
  • Lucas Okumura MAPESolutions, São Paulo, SP, Brasil.
  • Bruno Riveros MAPESolutions, São Paulo, SP, Brasil; Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.
  • Rosa Camila Lucchetta MAPESolutions, São Paulo, SP, Brasil; Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.
  • Mariana Rosim MAPESolutions, Universidade de São Paulo (USP), SP, São Paulo, Brasil.
  • Marcelo Nita MAPESolutions, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, SP, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21115/JBES.v10.n1.p75-9

Palavras-chave:

análise de impacto orçamentário, avaliação de tecnologias em saúde, gestão de saúde

Resumo

Avaliações econômicas em saúde são essenciais para a tomada de decisão de gestores, visto que as inovações no setor nem sempre podem ser incorporadas conforme as expectativas dos usuários e da indústria. Logo, a análise de impacto orçamentário (AIO), uma das principais ferramentas da avaliação de tecnologias em saúde (ATS), permite aos gestores estimar o potencial número de indivíduos elegíveis para determinada tecnologia ao longo dos anos, prever quanto será necessário gastar para incorporar a tecnologia ou, eventualmente, se haverá economia nos cofres do pagador com a inclusão dela. Com a crescente publicação de artigos científicos sobre AIO no Brasil, surge a preocupação a respeito da qualidade metodológica desses estudos. O objetivo desta revisão é apresentar recomendações-chave para a elaboração de uma AIO adequada e expor a utilidade prática da AIO para a tomada de decisão de gestores de saúde por meio da análise de quatro estudos publicados. O formato de apresentação de uma AIO possibilita rápido entendimento e possui atributos que permitem evidenciar o maior valor de produtos e serviços de saúde junto aos tomadores de decisão em saúde, contribuindo para as melhores escolhas do ponto de vista clínico e econômico, nos sistemas público e privado. Porém, cabe ressaltar que alguns estudos ainda carecem de evidências de mundo real ou dados epidemiológicos para as estimativas e trabalham de maneira insuficiente as ferramentas para a redução de incertezas paramétricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-04-20

Como Citar

Medeiros, M. F., Okumura, L., Riveros, B., Lucchetta, R. C., Rosim, M., & Nita, M. (2018). Análise de impacto orçamentário: uma revisão prática de conceitos e aplicações para o gestor. Jornal Brasileiro De Economia Da Saúde, 10(1), 75–79. https://doi.org/10.21115/JBES.v10.n1.p75-9

Edição

Seção

Artigos