Estilos de vida saudável e autoavaliação de saúde como boa: uma análise dos dados da PNS/2013

Autores

  • Lívia Triaca Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS; Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (ICEAC) da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, Brasil
  • Marco Tulio Franca Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Marília Guttier Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS, Brasil.
  • Cesar Augusto Tejada Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21115/JBES.v9.n3.p260-66

Palavras-chave:

saúde autoavaliada, estilos de vida, comportamento saudável

Resumo

Objetivo: Avaliar a influência de cinco estilos de vida sobre a autoavaliação da saúde como boa no Brasil. Métodos: Estudo transversal utilizando dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) realizada em 2013, com amostra de 46.785 indivíduos. O desfecho principal foi a autoavaliação de saúde como boa e utilizou-se a regressão logística para analisar os estilos de vida saudáveis associados a melhor autoavaliação de saúde. Resultados: Encontramos que o tabagismo, o consumo de álcool, a atividade física e a alimentação saudável são comportamentos que estão associados à autoavaliação de saúde. Pessoas que apresentam múltiplos comportamentos saudáveis apresentam chances maiores de avaliar positivamente sua saúde. Conclusão: Políticas de conscientização devem ser realizadas informando a população dos benefícios da adoção de hábitos de vida saudáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Triaca, L., Franca, M. T., Guttier, M., & Tejada, C. A. (2017). Estilos de vida saudável e autoavaliação de saúde como boa: uma análise dos dados da PNS/2013 . Jornal Brasileiro De Economia Da Saúde, 9(3), 260–266. https://doi.org/10.21115/JBES.v9.n3.p260-66

Edição

Seção

Artigos