Complementos sobre o poder dos dirigentes dos hospitais em Portugal: perceções em função do género à luz da teoria institucional

Autores

  • Ricardo João Pinto Universidade de Lisboa (ULisboa); Universidade Técnica de Lisboa (UTL); Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa (ULisboa); Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) – ISCSP-ULisboa, Lisboa, Portugal.
  • Pedro Miguel Correia Universidade de Lisboa (ULisboa), Universidade Técnica de Lisboa (UTL); Universidade Nova de Lisboa (NOVA); Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa (ULisboa);  Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) – ISCSP-ULisboa; Política de Justiça (DGPJ) do Ministério da Justiça de Portugal, Lisboa, Portugal.
  • Bruno Garcia Universidade de Lisboa (ULisboa); Universidade Nova de Lisboa (NOVA), Lisboa, Portugal. 

Palavras-chave:

hospitais, diretores de hospitais, recursos humanos, género, perceção

Resumo

Este artigo confirma e expande os resultados preliminares apresentados no artigo intitu[1]lado “O poder dos dirigentes dos hospitais em Portugal: a perspetiva da teoria institucional nas diferenças de perceção em função do género dos enfermeiros”, publicado no número 3 do volume 5 do Jornal Brasileiro de Economia da Saúde, em Dezembro de 2013 (Correia et al., 2013). Dando enfase à temática do género, e delimitado pela moldura conceptual da teoria institucional, foi realizado um inquérito por questionário a 840 colaboradores de hospitais portugueses. Tendo em conta as perceções face ao poder detido pelo dirigente máximo de cada hospital, os resultados obtidos confirmam a não existência de evidências estatísticas que levem a considerar a existência de diferenças em função do género, não só para os enfermeiros, mas também para a globalidade dos colaboradores dos hospitais portugueses, considerados no seu conjunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-08-20

Como Citar

Pinto, R. J., Correia, P. M., & Garcia, B. (2014). Complementos sobre o poder dos dirigentes dos hospitais em Portugal: perceções em função do género à luz da teoria institucional. Jornal Brasileiro De Economia Da Saúde, 6(2), 56–61. Recuperado de https://www.jbes.com.br/index.php/jbes/article/view/368

Edição

Seção

Artigos